Meta suspende abertura do Horizon OS, deixando parcerias em xeque
A Meta interrompeu o projeto que permitiria a outros fabricantes adotarem o Horizon OS — sistema dos headsets Quest — em aparelhos de terceiros. A pausa, segundo a empresa, tem o objetivo de concentrar esforços no desenvolvimento de seus próprios dispositivos e softwares para avançar no mercado de realidade virtual.
O plano de tornar o Horizon OS acessível a parceiros foi anunciado em abril de 2024 e previa dar aos desenvolvedores acesso a tecnologias de rastreamento e a recursos de reprodução do mundo real em alta resolução. Na ocasião, foram divulgadas parcerias com Asus e Lenovo: a Asus trabalharia em um headset gamer de alto desempenho sob a marca Republic of Gamers (ROG) e a Lenovo prepararia um aparelho voltado a produtividade, ensino e entretenimento.
Com a suspensão do projeto, o destino desses produtos ficou incerto. Em setembro de 2025 a Meta afirmou que os dispositivos seriam lançados, mas desde então Asus e Lenovo têm mantido silêncio sobre os projetos, o que aumenta a possibilidade de que eles nem cheguem ao mercado. A empresa informa que “revisitará oportunidades para parcerias voltadas a dispositivos de terceiros à medida que a categoria evolui”.
A decisão vem em um contexto mais amplo de redução de investimentos da Meta no metaverso: a companhia planeja cortar cerca de 30% do orçamento destinado a esse segmento, o que atinge diretamente a plataforma de mundos virtuais Horizon Worlds e a divisão de headsets Quest. A área de realidade virtual e aumentada da empresa, Reality Labs, acumulou prejuízos superiores a US$ 70 bilhões desde 2021 (aproximadamente R$ 387 bilhões em conversão direta).
Parte dos recursos remanejados será direcionada a modelos de óculos com recursos de inteligência artificial, como os lançamentos Ray-Ban Meta e Oakley Meta, que têm recebido maior destaque nas últimas apresentações da companhia.