A Chevrolet segue resgatando nomes do passado para sua linha atual. Depois de reintegrar o Captiva — agora em versão totalmente elétrica — e de batizar o futuro SUV como Sonic, a marca anunciou que levará um ícone ao mercado global: o Monza.
O modelo já havia sido relançado na China em 2019 e, recentemente, a Chevrolet passou a importar o sedã médio para outros mercados. Mantendo uma estratégia usada desde o lançamento do Monza original, em 1982, a marca optou por adaptar o nome conforme a região: na China o carro segue como Monza, no México é comercializado como Cavalier e, no Oriente Médio, onde foi lançado agora, aparece com a alcunha Cruze — outro nome que também teve trajetória no Brasil.
Apesar do movimento global, o retorno do Monza ao Brasil parece improvável por ora. O sedã saiu de cena no país em 1996 e a Chevrolet tem concentrado seus investimentos em SUVs e em modelos eletrificados. No mercado brasileiro, o único sedã da marca atualmente à venda é o Onix Plus, que lidera entre os compactos, embora não figure mais entre os dez modelos mais emplacados do país.