Confirmado para voltar ao Brasil em 2026, o Volkswagen Tiguan chega com a missão de ser um carro “nota 10” em segurança — ao menos segundo o Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina e Caribe (Latin NCAP). O SUV foi submetido a uma bateria completa de testes e saiu com o melhor resultado possível.
O órgão divulgou que o Tiguan, equipado de fábrica com 6 airbags, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e tecnologias ADAS como item de série, recebeu 5 estrelas. A avaliação considerou diversos cenários, entre eles impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral contra poste, chicotada cervical, proteção a pedestres, ESC, frenagem autônoma de emergência (AEB) para usuários vulneráveis das vias (VRU), AEB em cidade, AEB em rodovia, sistema de assistência à velocidade (SAS), assistência de manutenção de faixa (LSS) e detecção de ponto cego (BSD).
Nas notas divulgadas pelo Latin NCAP, o Tiguan apresentou desempenho de destaque: 85,79% em Proteção ao Ocupante Adulto, 80,96% em Proteção ao Ocupante Infantil, 79,69% em Proteção a Pedestres e Usuários Vulneráveis das Vias e 92,15% em Assistência à Segurança.
A nova geração do Tiguan também cresceu nas dimensões: são 8 cm a mais no comprimento em relação ao modelo anterior, totalizando 4,79 m. A largura é de 1,85 m, a altura 1,66 m e a distância entre-eixos chega a 2,79 m, reforçando a impressão de porte maior do SUV.
O interior segue a identidade visual mais recente da marca, com central multimídia “flutuante” de 13” compatível com Android Auto e Apple CarPlay e painel de instrumentos totalmente digital. O acabamento combina couro com tecido texturizado.
No México, as versões 1.4 turbo têm preços entre 599.990 pesos e 771.990 pesos na linha R-Line — valores que, na conversão indicada, correspondem a cerca de R$ 169.932,00 e R$ 218.647,00, respectivamente. Para o mercado brasileiro, ainda não há definição de preço nem calendário oficial além da previsão de chegada em 2026.