A aguardada série live-action de Tomb Raider, em desenvolvimento para o Prime Video, tem como objetivo “reinventar a franquia em uma escala gigantesca”, segundo a Story Kitchen, produtora responsável pela adaptação. O acordo com a Amazon MGM Studios, diz a empresa, busca reforçar a conexão entre a série e os jogos que consolidaram Lara Croft como um ícone da cultura pop.
A proposta é criar “um universo narrativo unificado” que combine a narrativa live-action com elementos dos games, o que indica uma abordagem diferente da adotada pelos filmes estrelados por Angelina Jolie no início dos anos 2000, que apresentavam histórias mais independentes.
Essa não seria a primeira adaptação recente a se aproximar mais do material dos jogos. Em 2024 a Netflix lançou a série animada Tomb Raider: A Lenda de Lara Croft, que fez uma leitura mais fiel, situando sua trama após os eventos de Shadow of the Tomb Raider (2018). A animação também trouxe flashbacks de Lara em Yamatai, referentes ao reboot de 2013, e trouxe personagens conhecidos dos jogos, como Jonah e Sam.
Fase inicial de desenvolvimento
A produção para o Prime Video ainda não tem título oficial, mas já confirmou a atriz Sophie Turner — famosa por interpretar Sansa Stark em Game of Thrones e Jean Grey nos filmes dos X-Men — como a nova Lara Croft. Turner foi anunciada oficialmente em setembro deste ano e será a terceira atriz a interpretar a personagem nas telas, sucedendo Angelina Jolie e Alicia Vikander, protagonista do remake Tomb Raider: A Origem (2018).
O elenco também inclui Martin Bobb-Semple, conhecido pelas séries All American: Homecoming e Um de Nós Está Mentindo, em papel ainda não divulgado.
No comando criativo está a premiada Phoebe Waller-Bridge, responsável pela criação, roteiro e produção executiva da série. A equipe também conta com Jonathan Van Tulleken como diretor e produtor executivo, e com Chad Hodge atuando como co-showrunner.
As gravações estão previstas para começar em janeiro de 2026. A Amazon ainda não anunciou a data de estreia da série.