Uma equipe de pesquisa liderada pela Chalmers University of Technology, na Suécia, apresentou uma nova forma de produzir hidrogênio sem recorrer ao metal raro e caro platina. Em vez disso, os pesquisadores utilizaram luz solar, água e partículas minúsculas de um plástico condutor eletricamente para gerar o gás.
Segundo o trabalho, esse arranjo permite a produção de hidrogênio de maneira eficiente, sustentável e com baixo custo. A substituição da platina por polímeros condutores é relevante porque a platina é frequentemente usada como catalisador em processos de produção de hidrogênio e seu custo e disponibilidade são um entrave para a adoção em larga escala.
O uso de partículas muito pequenas de plástico condutor, acionadas pela luz solar em presença de água, mostra uma via alternativa ao modelo tradicional que pode reduzir a dependência de metais nobres. A proposta combina materiais acessíveis com energia renovável para obter hidrogênio sem empregar o insumo escasso que hoje encarece muitas tecnologias relacionadas ao vetor energético.