Uma equipe de pesquisa liderada pelo professor Leo Tianshuo Zhao, do Departamento de Engenharia Elétrica e Eletrônica da Faculdade de Engenharia da University of Hong Kong (HKU), desenvolveu os menores fotodetectores infravermelhos totalmente impressos do mundo. A conquista vem na forma de uma plataforma inovadora de nanoimpressão que opera em temperatura ambiente e supera limitações associadas às tecnologias tradicionais baseadas em silício.
Fotodetectores infravermelhos são dispositivos que captam radiação fora do espectro visível; ao criar uma solução totalmente impressa em escala nanométrica, o grupo da HKU avança tanto na miniaturização quanto nas possibilidades de fabricação. Segundo o anúncio, a nova plataforma contorna restrições típicas das abordagens em silício, oferecendo uma alternativa que combina processos de impressão com funcionalidades adequadas ao funcionamento em temperatura ambiente.
O desenvolvimento ressalta um avanço na integração de técnicas de impressão de alta precisão com dispositivos optoeletrônicos, mantendo a operação sem necessidade de resfriamento especializado e preservando desempenho em escalas muito reduzidas.