O HMRC (a autoridade fiscal do Reino Unido) escolheu a SAP para reformular seus sistemas centrais de arrecadação e colocar a inteligência artificial no coração da sua estratégia de administração tributária.
Ao contrário de abordagens que apenas adicionam ferramentas de IA sobre infraestruturas legadas, o contrato reflete uma mudança: o HMRC está substituindo a arquitetura subjacente para dar suporte nativo a machine learning e à tomada de decisão automatizada. O foco dessa modernização com IA é a Enterprise Tax Management Platform (ETMP), o núcleo tecnológico responsável pela gestão de mais de £800 bilhões em receita tributária anual e que atualmente sustenta mais de 45 regimes fiscais. A migração dessa infraestrutura para um ambiente de nuvem gerenciada via RISE with SAP tem o objetivo de simplificar um cenário tecnológico complexo do qual dezenas de milhares de funcionários dependem diariamente.
Para que o machine learning funcione de forma eficaz é preciso ter conjuntos de dados unificados — algo muitas vezes inviável quando os sistemas legados estão fragmentados e on‑premise. Na implantação, o HMRC implementará o SAP Business Technology Platform e capacidades de IA projetadas para acelerar a descoberta de insights e automatizar processos na administração tributária.
Como o setor é altamente regulado, a implantação exige governança rigorosa de dados. Por isso, as novas capacidades serão hospedadas na SAP UK Sovereign Cloud, garantindo que a adoção de ferramentas comerciais de IA observe requisitos locais relacionados à residência, segurança e conformidade de dados.
“Sistemas públicos de grande escala, como os entregues pelo HMRC, precisam operar com confiabilidade em escala nacional ao mesmo tempo em que se adaptam a demandas em evolução”, afirmou Leila Romane, Managing Director UKI da SAP. “Ao modernizar uma das plataformas mais importantes do Reino Unido e hospedá‑la em uma nuvem soberana britânica, estamos ajudando a fortalecer a resiliência, a segurança e a sustentabilidade de infraestrutura nacional crítica.”
A modernização busca, em última instância, reduzir atritos nas interações com contribuintes. SAP e HMRC trabalharão juntos para definir novas capacidades de IA voltadas a melhorar a experiência do contribuinte e a qualificar melhor a tomada de decisão. Para os funcionários do HMRC, a parceria promete acesso mais fácil a dados analíticos e uma interface de usuário aprimorada, suporte que favorece maior confiança em análises e relatórios em tempo real e possibilita experiências mais responsivas e transparentes para os cidadãos.
O projeto evidencia que a adoção de IA é tanto um desafio de infraestrutura quanto de software. A estratégia do HMRC — estabelecer primeiro uma base de nuvem soberana antes de escalar a automação — destaca a necessidade de enfrentar a dívida técnica e as questões de soberania de dados para viabilizar implementações de IA em áreas reguladas, como tributação e finanças.