PUBLICIDADE

Perovskitas: A Nova Fronteira Solar que Pode Revolucionar a Energia Renovável

26/01/2026
24 visualizações
1 min de leitura
Imagem principal do post

Células solares — dispositivos que convertem a luz do sol em eletricidade — desempenham papel importante na redução das emissões de gases de efeito estufa ao viabilizar uma migração para fontes de energia renováveis. Ao transformar radiação solar diretamente em energia elétrica, esses dispositivos ajudam a substituir geração baseada em combustíveis fósseis, apoiando a descarbonização do sistema elétrico.

Hoje a grande maioria das células fotovoltaicas em uso é baseada em silício, tecnologia consolidada e amplamente empregada comercialmente. Nos últimos anos, porém, pesquisadores têm voltado atenção para outros materiais fotovoltaicos, em especial as chamadas perovskitas — uma família de compostos com uma determinada estrutura cristalina que despertou interesse na comunidade científica.

As perovskitas vêm sendo estudadas por seu potencial promissor em aplicações fotovoltaicas, e a pesquisa busca entender se e como esses materiais podem complementar ou mesmo superar, em alguns aspectos, as células de silício. O desenvolvimento inclui avaliar eficiência, custos de fabricação e desafios como estabilidade e durabilidade, com o objetivo de ampliar as opções tecnológicas para a geração solar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!