Porsche Cayenne Elétrico: Potência, Autonomia e Tecnologia que Impressionam na Nova Era dos SUVs

24/11/2025
49 visualizações
2 min de leitura
Imagem principal do post

A família do Porsche Cayenne, primeiro SUV da história da marca alemã, acaba de ganhar um integrante importante. Depois de anos oferecendo versões a combustão e híbridas, a Porsche revelou todos os detalhes da variante 100% elétrica do modelo — o Cayenne Electric — e os números impressionam.

### versões e desempenho do Cayenne Electric

Apresentado nesta quarta-feira (19), o Porsche Cayenne Electric chega em duas versões. A configuração de entrada entrega até 442 cv de potência. Já a topo de linha, batizada de Turbo Electric, atinge impressionantes 1.156 cv e 153 kgf/m de torque quando os recursos extras push-to-pass e launch control estão ativados.

Com esses números, os novos Cayenne Electric se transformam em verdadeiros “foguetes sobre rodas”. De acordo com os dados oficiais da montadora, a versão básica acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos. A variante Turbo vai ainda mais longe: cumpre o mesmo sprint em 2,5 segundos e chega aos 200 km/h em somente 7,4 segundos.

Ambas as versões contam com tração integral e utilizam a mesma bateria, com capacidade de 113 kWh. No ciclo europeu WLTP, isso se traduz em uma autonomia de até 642 quilômetros por carga completa na configuração de entrada. No caso do Cayenne Electric Turbo, mais potente, o alcance é um pouco menor, de 623 km com a bateria cheia.

Outro destaque é o sistema de recarga: além dos carregamentos tradicionais, o modelo pode ser abastecido sem fio, por meio da tecnologia Porsche Wireless Charging.

### Interior high-tech e altamente personalizável

O interior do novo Cayenne Electric também recebeu atenção especial da Porsche e reforça a proposta tecnológica do SUV. O grande destaque é a central multimídia flow display, que tem formato angulado e desliza sobre o console central, oferecendo uma experiência diferenciada de uso.

O painel de instrumentos é totalmente digital e possui 14,25 polegadas, enquanto o head-up display projeta informações em uma área de 8,7 polegadas. Há ainda uma tela dedicada ao passageiro dianteiro, opcional, com 14,9 polegadas, ampliando o caráter high-tech da cabine.

Segundo a Porsche, as duas versões do Cayenne Electric contam com um amplo leque de personalização interna. Ao todo, são 12 combinações de interior disponíveis, além do novo recurso Mood Modes, que permite ajustar o ambiente da cabine de acordo com o “humor” do proprietário.

### Produção, início das entregas e preços

Os novos Porsche Cayenne Electric serão produzidos na Eslováquia, em uma das fábricas do Grupo Volkswagen. As primeiras entregas na Alemanha estão previstas para 2026.

Por lá, os preços vão variar entre 105,2 mil e 165,5 mil euros, o que corresponde, em conversão direta, a aproximadamente R$ 645,8 mil a R$ 1,01 milhão. Até o momento, a Porsche não divulgou informações sobre a chegada das versões elétricas do Cayenne ao mercado brasileiro.

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!