**Frente Fria e Umidade Amazônica Trazem Tempestades e Risco de Alagamentos para o Brasil**

24/11/2025
76 visualizações
3 min de leitura
Imagem principal do post

A semana começa com chuva e risco de temporais em diferentes regiões do Brasil. Sul, Sudeste e Centro-Oeste concentram áreas de instabilidade, com possibilidade de chuva forte, ventania e trovoadas, influenciadas pela umidade que vem da Amazônia e por uma frente fria no oceano. No Norte, o calor combinado à alta umidade segue favorecendo pancadas de chuva ao longo desta segunda-feira (24), enquanto o interior da Bahia permanece em alerta para temporais, de acordo com a previsão do tempo.

As temperaturas caem em parte das regiões Sul e Sudeste, mas continuam elevadas no Centro-Oeste, no interior do Nordeste e em praticamente todo o Norte. Algumas áreas entram em estado de atenção, como o litoral de São Paulo, que pode registrar rajadas de vento de até 70 km/h durante episódios de chuva forte.

### Sul pode ter temporais e chuva intensa

A segunda-feira começou com chuva de moderada a forte no norte, na Serra e no litoral norte do Rio Grande do Sul, enquanto outras áreas gaúchas têm períodos de tempo firme.

Em Santa Catarina e no Paraná, as pancadas de chuva tendem a ficar mais intensas ao longo do dia e podem se transformar em temporais com trovoadas, principalmente no período da tarde. A sensação térmica fica mais amena no leste catarinense e paranaense.

### Sudeste tem risco de temporais e litoral em situação de perigo

O aumento da umidade deixa o tempo instável desde as primeiras horas do dia em todo o Sudeste. Os temporais mais fortes se concentram no sul e no leste de São Paulo, com destaque para o litoral paulista, que entra em situação de perigo por conta das rajadas de vento que podem atingir 70 km/h.

Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo também têm risco de temporais. Em grande parte da região Sudeste, as temperaturas ficam mais baixas, com exceção do noroeste e oeste paulista e do Triângulo Mineiro, onde o calor ainda persiste.

### Centro-Oeste mantém calor, instabilidades e temporais à tarde

No Centro-Oeste, o calor e a umidade continuam alimentando áreas de instabilidade em Mato Grosso e Goiás. As pancadas de chuva começam cedo e podem evoluir para chuva forte e temporais, sobretudo no leste de Mato Grosso e em grande parte de Goiás.

No Mato Grosso do Sul, apenas o leste do estado recebe novas áreas de chuva, enquanto o oeste permanece com tempo mais aberto. Ainda assim, o calor segue intenso em toda a região.

### Nordeste terá clima misto, com alerta para a Bahia

No Nordeste, o principal alerta é para a metade sul e o oeste da Bahia, onde são esperadas pancadas de chuva moderadas a fortes, com risco de temporais. O tempo também fica instável no Maranhão e no Piauí.

Para o restante da região nordestina, a previsão indica tempo firme e queda na umidade relativa do ar, que pode ficar abaixo de 30% em áreas do sertão, aumentando a sensação de tempo seco.

### Norte segue com calor, umidade elevada e pancadas de chuva

No Norte do país, o padrão se mantém: calor e alta umidade ajudam a formar pancadas de chuva em grande parte da região. Há risco de temporais no Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia, oeste do Pará e Tocantins.

Já o Amapá e o nordeste do Pará devem ter tempo mais firme, porém com sensação de abafamento devido às temperaturas altas e ao ar úmido.

A previsão utilizou informações da Climatempo e do Canal Rural.

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!