## Web Sem Correntes: O Plano do Criador da Internet para Libertar Nossas Mentes dos Algoritmos Viciantes!

11/09/2025
38 visualizações
Imagem principal do post

## O Pai da Web Quer Botar Algemas nos Algoritmos Viciantes das Redes Sociais!

Tim Berners-Lee, o visionário que nos deu a World Wide Web, HTML, URL e HTTP, não está nada feliz com o rumo que a internet tomou. Em uma declaração bombástica, ele defendeu a proibição legal de algoritmos que transformam as redes sociais em verdadeiras "prisões digitais".

Para Berners-Lee, o problema é claro: as plataformas são projetadas para nos manter grudados nas telas, e não hesitam em usar "discursos de ódio" e outras táticas questionáveis para atingir esse objetivo. A solução? Uma lei que impeça a criação de redes sociais viciantes.

O criador da web também aponta o dedo para as redes sociais como um dos principais motores da polarização que assola o mundo. E apesar de todas as críticas, Berners-Lee não se arrepende de ter inventado a internet. Ele acredita que, no geral, os benefícios superam os malefícios, e que é possível "consertar" as partes problemáticas, como os algoritmos viciantes.

E as crianças? Berners-Lee defende que elas tenham acesso à internet, mas com limites: nada de algoritmos que prendem a atenção, mas sim acesso à informação e ferramentas úteis.

Será que vamos ver uma revolução na forma como as redes sociais funcionam? O debate está aberto, e a voz de Tim Berners-Lee certamente terá um peso importante nessa discussão.

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!