Fonte Original: https://olhardigital.com.br/2024/11/11/videos/nem-o-iphone-e-100-seguro-veja-como-aumentar-a-sua-protecao-online/
Afinal, qual sistema operacional é melhor? iOS ou Android? Essa é uma questão muito pessoal. Especialistas em segurança digital, normalmente, avaliam o sistema da Apple como mais seguro. Vamos aos motivos:

Por outro lado, o Android é um sistema operacional de código aberto, ou seja, a tecnologia pode ser personalizada pelas diferentes empresas que o utilizam. Por isso, teoricamente, há mais chances de brechas de segurança não serem corrigidas, já que as atualizações não são padronizadas.
Apesar disso, o Android é mais maleável, tem uma integração muito prática com serviços do Google e, via de regra, os smartphones com esse sistema costumam ser mais baratos. Muita gente acaba não investindo no iPhone pelo preço mais elevado.
Fato é que ambos os sistemas são excelentes, não à toa dominam o mercado e, no fundo, o que conta mesmo é a avaliação do usuário.
Mas, voltando ao tema da segurança, uma forma de proteger o seu smartphone e os dados que você salva nele, independentemente do sistema, é usar uma boa VPN.
As redes privadas virtuais criptografam os dados de tráfego entre um computador/smartphone e um servidor. Ou seja, ao usar um serviço desses, as informações relacionadas ao que você faz na internet são escondidas: ninguém consegue detectar os sites que você acessa, e nem mesmo de onde você está acessando.
Nenhum sistema hoje é inviolável — nem mesmo o iOS, que é muito fechado. Os iPhones são tão propensos a ataques maliciosos quanto qualquer outro dispositivo. Afinal, os riscos estão em todas as atividades online — e não apenas no que depende da segurança do sistema e da loja de aplicativos.
Usar uma VPN previne o rastreamento de IP, garante que todas as atividades online permaneçam privadas, te protege em redes de Wi-Fi públicas e evita publicidade direcionada. Com certeza já aconteceu de você procurar um produto e depois ser bombardeado por anúncios.