Fonte Original: https://olhardigital.com.br/2024/11/11/pro/musk-ganha-forca-para-liderar-politicas-de-ia-no-governo-trump/
O grupo Americans for Responsible Innovation (ARI) lançou uma petição pedindo ao presidente eleito Donald Trump que nomeasse Elon Musk como conselheiro especial em inteligência artificial (IA).

A petição defende que Elon Musk está bem posicionado para ajudar os EUA a manter sua liderança em tecnologia, ao mesmo tempo em que assegura sua implementação segura.

Musk, que cofundou a OpenAI, mas recentemente se distanciou da empresa e se tornou um crítico, tem sido um dos maiores defensores de uma moratória no avanço de IA generativa, após o lançamento do ChatGPT.
A ARI argumenta que, apesar dos potenciais conflitos de interesse devido à sua empresa de IA, a xAI, Musk poderia ser um recurso valioso para o governo Trump no desenvolvimento de políticas de IA responsáveis. As informações são do site The Verge.
Musk também sugeriu anteriormente aceitar um cargo na administração Trump para liderar um novo Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), visando reduzir a regulamentação nos EUA, o que poderia impactar a governança da IA. Robusto acredita que, com as devidas proteções, Musk poderia desempenhar um papel positivo na promoção da segurança da IA.